Strategic Sourcing é uma Metodologia que visa estressar ao máximo o potencial de redução de custos atuais de uma empresa. Através do histórico de compras, são mapeados e analisados alguns fatores relevantes (internos e externos) que interferem diretamente nos valores despendidos com fornecedores, tais como: tipos de materiais e serviços, níveis de serviços (SLA), custos de logística e custos totais de aquisição. Após esses itens bem mapeados e estudados, é possível se definir o escopo mais adequado para cada item e segmento de empresa, e respectiva melhor estratégia de (re)negociação com fornecedores.


Modelo de Negócio (remuneração):

Success Fee: Os serviços prestados pela MAPPA são remunerados apenas mediante sucesso na implementação do projeto, através de um percentual (a combinar) a ser aplicado sobre as economias obtidas com a implementação da metodologia de trabalho.
Melhor conhecimento do mercado fornecedor
Melhor conhecimento da cadeia produtiva e dos custos internos

Melhor qualidade no material e serviços contratados
Níveis de Serviços adequados que maximize a relação custo x benefício
Menor preço
Menor custo total
Melhor prazo de atendimento (Time to Market)

ETAPA 1 - DIAGNÓSTICO INICIAL
OBJETIVOS DESSA FASE:
· Analisar o histórico de compras do cliente: “O quê”, “Como”, “com Quem” e a “que Preço” está sendo comprado?
· Fazer Spend Analysis (gráfico de bolhas)

· Seleção dos itens e contratos prioritários para (re)negociações
· Desenvolver Análise de Total Cost of Ownership “TCO”

ETAPA 2 - DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA
OBJETIVOS DESSA FASE:
• Elaborar o perfil da empresa, entendendo sua cadeia produtiva
• Aprofundar a análise de custo total (TCO) sobre os itens selecionados
• Realizar benchmark sobre os possíveis modelos de contratação para os itens selecionados
• Definir o modelo de contratação mais adequado para os itens selecionados

ETAPA 3 - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
OBJETIVOS DESSA FASE:
• Condução do processo de contratação/negociação com o fornecedor, desde a elaboração da RFP em conjunto com o cliente até a formalização contratual
• Apuração das reduções de custo obtidas
• Desenhar processo para futuras contratações (ciclo contínuo)
PRODUTO 2

Estruturação/reestruturação de processos e de áreas de Compras

Modelo de Negócio (remuneração):

Valor Fixo: Para esse produto, os serviços prestados pela MAPPA são remunerados através de valor fixo, baseado numa estimativa de horas-homem, pré-estabelecida e acordada com o Cliente.
PRODUTO 3

Outsourcing de Compras

Modelo de Negócio (remuneração):

Valor Fixo Mensal: Para esse produto, os serviços prestados pela MAPPA são remunerados através de valor fixo mensal, baseado no volume de processos de compra estimado e acordado com o Cliente.
PRODUTO 4

Treinamento

Modelo de Negócio (remuneração):

Valor Fixo: Para esse produto, os serviços prestados pela MAPPA são remunerados através de valor fixo acordado com o Cliente.